O que são os CTeSP?

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) são uma nova oferta formativa ministrada no âmbito do ensino superior Politécnico com 120 ECTS e a duração de quatro semestres letivos. Estes ciclos de estudos têm componentes de formação geral e científica, formação técnica e formação em contexto de trabalho, que se realiza através de um estágio no final do curso, e pretendem estabelecer uma ponte entre os mundos académico e empresarial. Conferem um Diploma de Técnico Superior Profissional, de nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida, e permitem aos alunos o acesso direto, através de um concurso especial, a licenciaturas na mesma área de estudo e instituição onde concluiu o curso.

 

Condições de Acesso

1. Podem candidatar-se ao acesso de um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) da ESAV todos os que estiverem nas condições definidas no artigo 40º-E do Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro, designadamente:

  • a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • b) Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelos Decretos-Leis nºs 113/2014, de 16 de julho, e 63/2016, de 13 de Setembro. 

2. Podem igualmente candidatar-se ao acesso aos cursos técnicos superiores profissionais os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.

 

Ação Social

Os estudantes inscritos nos CTeSP são abrangidos pela ação social direta e indireta (bolsas de estudo, alojamento, alimentação), nos mesmos termos dos restantes estudantes do ensino superior.

 

Candidatura

A candidatura a um CTeSP é feita pelos interessados, mediante preenchimento de impresso próprio nos prazos definidos no edital.

 

Cursos Técnicos Superiores Profissionais

 

» Agricultura Biológica

 

» Cuidados Veterinários (não abre vagas em 2016-2017)

 

» Produção Animal

 

» Proteção Cívil

 

» Sistemas de Informação Geográfica aplicados à Agricultura

 

» Tecnologia Alimentar

 

» Viticultura e Enologia